O melanoma é o câncer de pele originado dos melanócitos, células presentes principalmente na camada basal da epiderme. A sua incidência tem aumentado expressivamente nos últimos anos. Felizmente, a taxa de mortalidade da doença não tem acompanhado o aumento da sua incidência, graças ao diagnóstico precoce e ao tratamento adequado. Em contrapartida, quando diagnosticado em fase mais avançada, a probabilidade de cura é drasticamente reduzida.
Uma ferramenta utilizada pelos dermatologistas para o diagnóstico precoce do melanoma é o exame de mapeamento corporal total.
Esse exame consiste na documentação fotográfica dos segmentos corporais e das pintas que o paciente apresenta. Essas fotografias servirão de base para comparações futuras no retorno dos pacientes, a cada 3 a 12 meses, a depender do caso. O dermatologista especializado em oncologia cutânea observará se surgiu alguma lesão ou pinta nova, que não havia no exame anterior; e, então, verificar se essa lesão nova tem características benignas ou de câncer de pele.
Além disso, todas as pintas são fotografadas com o dermatoscopio digital, que amplia as lesões em 20 a 70 vezes, possibilitando detectar se essas pintas cresceram, se mudaram de forma ou se surgiu alguma nova estrutura dermatoscópica que o faça suspeitar de um melanoma, ainda em sua fase inicial.
A confirmação do diagnóstico ocorre então pela biópsia e o exame histopatológico.
Os principais beneficiados com o mapeamento são aqueles que apresentam múltiplas pintas, evitando, dessa forma, biópsias desnecessárias e os pacientes com:
- história pessoal de melanoma
- história familiar de melanoma
- histórico de muitos cânceres de pele não- melanoma
- fotodano crônico, com histórico de muita exposição solar, câncer de pele e/ou pintas.
- Caso você se encaixe nesses critérios ou caso conheça alguém nessa situação, procure um dermatologista oncológico para mais esclarecimentos!
Referências:
- Fundamentos de dermatoscopia – 2ª edição. Campo-do-Carmo et al.
- Cartilha Melanoma – Grupo Brasileiro de Melanoma
- Guidelines NCCN -National Comprehensive Cancer Network