Conceitos
O melanoma é o tipo de câncer que se origina de células denominadas melanócitos. Apesar de ser um dos menos comuns dentre os tumores de pele, tem a característica de ser mais agressivo.
Os melanomas podem ocorrer em lesões de pele ou mucosas, sendo importante diagnóstico diferencial de quadros clínicos de tumores com disseminação metastática ao diagnóstico.
O principal fator de risco para os tumores de pele, dentre eles o melanoma, é a radiação ultravioleta, que induz alterações no DNA. Em relação ao melanoma, ainda considera risco a exposição ultravioleta não natural, como aquela em lâmpadas e camas solares.
Tratamento
O tratamento de lesões iniciais deverá sempre incluir uma avaliação com cirurgião oncológico, principalmente especialista em lesões de pele. A ressecção deverá incluir avaliação de margens e profundidade.
Após a ressecção, a análise da biópsia e o laudo anatomopatológico trarão informações acerca da necessidade de tratamento adjuvante, como imunoterapia ou terapia alvo. O avanço no tratamento sistêmico do melanoma trouxe impacto significativo na sobrevida desta doença. Em casos avançados, o uso de tratamento sistêmico reduz significativamente o risco de morte e melhora a qualidade de vida.