Conceitos
Os sarcomas são um grupamento de tumores com características heterogêneas, com inúmeros subtipos e características patológicas. Na apresentação clínica, podem acometer estruturas do tecido conjuntivo, como tecido de gordura, cartilagem, ossos, músculos e tendões.
São tumores considerados de apresentação rara. Podem se apresentar nas regiões de extremidade, como coxas e pernas, tronco, retroperitônio, extremidades superiores e cabeça e pescoço.
Existem diferenças moleculares entre os diversos tipos de sarcoma, que impactam na apresentação clínica e sintomas deles. Os avanços na busca de alvos moleculares colocaram algumas opções de diferenciação e estão ajudando na indicação de novos tratamentos com alvos terapêuticos específicos.
Alguns fatores de risco relacionados ao surgimento destas lesões são: exposição à radiação ionizante prévia, síndromes hereditárias como Síndrome Li-Fraumeni e Síndrome Lynch.
Tratamentos
O tratamento será direcionado a partir do subtipo histológico e do estadiamento. Essas variáveis são importantes na avaliação e impactam na escolha do tratamento neoadjuvante ou adjuvante.
Em casos de doença avançada, o uso de quimioterapia sistêmica ou terapia alvo são opções que podem ser utilizadas para controle da doença.
O uso de tratamentos locais, como métodos ablativos e radiocirurgia, podem controlar lesões de localização delicada ou que possa comprometer alguma função vital. Eles devem ser discutidos já que esses métodos invasivos têm se aperfeiçoado nos últimos anos.